Links em novas janelas
Ciberjornalismo.com

Sábado, Novembro 08, 2003

A EDIÇÃO portuguesa do novo livro da National Geographic custa o dobro da edição original. Depois venham-me dizer que não se vendem livros em Portugal...
António Granado, 13:39 / Link permanente /

Sexta-feira, Novembro 07, 2003

O JORNAL The Guardian conseguiu autorização do Tribunal para nomear o funcionário da Casa Real britânica que impediu o Mail on Sunday de publicar um artigo: "We are extremely pleased with this outcome, which has significant implications for freedom of expression. The identity of those seeking libel injunctions should be a matter for public record - even when there is a connection to the royal family", disse Alan Rusbridger, director do The Guardian. O Príncipe Carlos, entretanto, já afirmou que as alegações (que ainda ninguém conhece) são falsas. [Começa a levantar-se a ponta do véu...]
António Granado, 00:07 / Link permanente /

UM GRUPO de investigadores da Cardiff School of Journalism, Media and Cultural Studies publicou um relatório, encomendado pela BBC, onde se afirma que as televisões produziram uma versão purificada da Guerra no Iraque.
António Granado, 00:06 / Link permanente /

A NÃO PERDER é este artigo de Marco Vieta: What’s Really Going On With the Blogosphere?
António Granado, 00:05 / Link permanente /

É REALMENTE impressionante a teia de ligações entre os media nos dias que correm. [artigo completo aqui]
António Granado, 00:04 / Link permanente /

DIALÓGICA é "um potrero de weblogs sobre educación, comunicación, cultura, política y periodismo". [dica de Blog de Viajes]
António Granado, 00:03 / Link permanente /

UM JORNALISTA da Reuters conseguiu saber (de forma ilegal) o conteúdo de estatísticas económicas oficiais antes de elas serem tornadas públicas. Jornalista e editor foram alvo de processo disciplinar.
António Granado, 00:02 / Link permanente /

MAS porque é que aquele tipo está há dez minutos com o dedo no ouvido? Está a telefonar...
António Granado, 00:00 / Link permanente /

Quinta-feira, Novembro 06, 2003

O OUTRO projecto em que estou envolvido atingiu agora mesmo a bonita soma de 100 weblogs registados. Vale a pena ir lá dar uma espreitadela: PhDweblogs.net.
António Granado, 17:03 / Link permanente /

QUE PAÍS é este onde os membros do Governo, repito, membros do Governo pedem o anonimato para falar aos jornais? "Um membro do Governo, por seu lado, afirmou ao PÚBLICO que o discurso veio contrariar o clima de confiança desejável para a cimeira luso-espanhola."
António Granado, 15:36 / Link permanente /

HOUVESSE muitos jornalistas com a postura ética de Helder Bastos e eu vos diria onde acabava a nomeação de um assessor do Governo para a direcção do Diário de Notícias. Um abraço, Helder.
António Granado, 11:59 / Link permanente /

DO PÚBLICO: Lusomundo Media Estuda Parcerias com Grupo Espanhol Vocento.
António Granado, 11:56 / Link permanente /

HÁ CERTAS coisas que certa intelectualidade portuguesa não percebe, nem quer perceber. Prefere manter-se alheia, como se os livros cheios de barbaridades científicas pudessem ser alguma vez levados a sério -- A Guerra das Ciências.
António Granado, 11:55 / Link permanente /

EXPERIÊNCIA [Para qualquer explicação adicional ler o primeiro "post" de ontem...]

"Segundo um dirigente próximo de Soares, se Ferro ficar, 'Soares não lhe vai pedir que saia nem vai recolher assinaturas para nada. Mas vai manter a discordância clara em relação à actual direcção'". [Fonte:
DN, 5Nov2003]

“Ferro e a sua ‘entourage’ não gostaram da insinuação. Uma fonte autorizada ‘repudiou’ ao Público, ‘categoricamente’, qualquer ‘insinuação’ de que a direcção do partido tem alguma coisa a ver com a origem da notícia.” [Fonte: Público, 5Nov2003]

“Questionado sobre a polémica em volta de Fernando Lima, o responsável máximo do diário [Bettencourt Resendes] salientou que ‘do ponto de vista dos princípios não é desejável, mas o tempo comprovará que ele tem qualidades para o cargo’”. [Fonte: Diário Económico, 6Nov2003]

António Granado, 00:24 / Link permanente /

A BBC decidiu utilizar os telefones móveis de terceira geração para realizar reportagens dentro do próprio Reino Unido, diz o CyberJournalist.net: "For younger viewers who are interested in new technologies and use them all the time, there's something edgy in seeing this sort of image on BBC television. It could make us seem less remote, make us more credible with that age group. It's almost like having a satellite truck in your pocket", diz o jornalista de política Dave Harvey.
António Granado, 00:09 / Link permanente /

A QUANTIDADE de artigos que tenho visto nas últimas semanas sobre a preocupação das estações de televisão americanas com o desaparecimento dos jovens telespectadores é incrivel. Admito que tenho deixado passar alguns artigos sobre o tema, mas acho que tenho de chamar a atenção para este: Examining a Drop in TV Viewers.
António Granado, 00:08 / Link permanente /

QUAIS serão os resultados do cancelamento da série sobre os Reagan por parte da CBS?, pergunta a Variety: "Will CBS and other networks now be afraid of making controversial telepics? Networks have dramatically cut back their pic output, and the furor over "The Reagans" -- and previous Eye minis such as "Hitler" and "Jesus" -- might make it even more difficult for edgy projects to get greenlit at the Big Three."
António Granado, 00:07 / Link permanente /

É DETURPAÇÃO minha, efeito da distância que me separa da pátria, ou o Presidente acordou nas últimas semanas? "'É melhor perguntar ao Ministério da Educação e à Ordem dos Médicos, porque durante tantos anos não deixaram formar médicos, com uma lógica de 'numerus clausus' que obrigava os alunos a serem os melhores do mundo e levando muitos estudantes a mudarem de curso', disse o chefe de Estado, citado pela Lusa." [post claramente fora do âmbito deste blog, mas que me apeteceu...]
António Granado, 00:06 / Link permanente /

O DIRECTOR do jornal The Globe defende a publicação do nome da mulher que acusou o basquetebolista Kobe Bryant de violação, num artigo no site do Poynter Institute.
António Granado, 00:05 / Link permanente /

O JORNAL Plain Dealer, de Cleveland (Ohio), arrependeu-se de ter publicado uma fotografia de um homem a cair de um sétimo andar. [dica de Romenesko]
António Granado, 00:04 / Link permanente /

COMEÇAM os rumores de que outros jornais britânicos "broadsheet" se preparam para lançar edições em formato tablóide...
António Granado, 00:03 / Link permanente /

OS SEGREDOS da monarquia britânica e o que os jornais não podem dizer sobre eles: The curious case of Mr X.
António Granado, 00:02 / Link permanente /

Quarta-feira, Novembro 05, 2003

UM PROFESSOR de Jornalismo da Universidade de Maryland ironiza com as notícias baseadas em fugas de informação e fontes anónimas e propõe um sistema de ícones para que os leitores saibam o que se está a passar. "Why don't news outlets start using a set of standard warning symbols to accompany any news story based on leaks? Every such story would come with a graphic icon of a leaking water tap, and would include a legend to define other key symbols that would be inserted to flag leakers' self-serving motives:
Knife -- Warning: The purpose of this leak is to hurt or destroy the source's political enemy. (Mr. Novak's CIA agent disclosure needed such an icon.)
Pointing finger -- Warning: The source is attempting to shift blame to someone else. (This icon would have been suitable for the rush-to-war leaks cited above.)
Blowfish -- Warning: The anonymous source is puffing up himself or his boss. Be skeptical. (This icon should be used for virtually every anecdote leaked from the White House about a president at work.)
Balloon -- Warning: trial balloon. If the proposed change in policy described in this story draws boos, it will be disowned by the administration as a figment of the reporter's imagination."
[Criei os quatro ícones por brincadeira, dispensando o da torneira a pingar. Alguém quer experimentar, no seu próprio blog, colocá-los ao lado de algumas notícias dos jornais de hoje?]

António Granado, 00:08 / Link permanente /

HÁ UM segredo (mais um) na monarquia inglesa que toda a gente está a tentar abafar. O escritor de biografias Anthony Holder disse na semana passada no London Evening Standard uma frase absolutamente demolidora: "Those in the know about Smith's allegation, myself included, believe the monarchy could not survive the allegation". Reconheço que estou curioso.
António Granado, 00:07 / Link permanente /

SÉBASTIEN PAQUET, da Universidade de Montreal, criou recentemente um canal sobre investigação científica na área dos weblogs. Chama-se weblog_research.
António Granado, 00:06 / Link permanente /

A LER: Internet littered with abandoned sites.
António Granado, 00:05 / Link permanente /

OS JORNAIS americanos voltaram a dar o número de soldados feridos e mortos no Iraque, diz a Editor & Publisher, mas continuam a estar proibidas filmagens de caixões, diz a Reuters.
António Granado, 00:04 / Link permanente /

A CBS decidiu mesmo emprateleirar, que é como quem diz não transmitir, a controversa série sobre os Reagan. [dica de I Want Media]
António Granado, 00:03 / Link permanente /

A DINASTIA Murdoch ataca no Reino Unido...
António Granado, 00:02 / Link permanente /

UM NOVO "reality show": Can you be a pornstar? [Artigo mais desenvolvido aqui, press release aqui]
António Granado, 00:01 / Link permanente /

Terça-feira, Novembro 04, 2003

PARECE-ME muito interessante a decisão da malta de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto de mudar a orientação dos seus blogs. Segundo explica Fernando Zamith, "serão blog-jornais temáticos (e já não de turma) produzidos por alunos do nosso curso. Os nomes já estão escolhidos e a seu tempo serão divulgados. Haverá um blog multi-temático e seis temáticos: Cidade do Porto, Cinema, Defesa dos Animais, Cultura, Literatura e Tradições Académicas." Para já, estão a funcionar o Pipoca Blog, sobre cinema; e o Rasganço, sobre tradições académicas.
António Granado, 11:45 / Link permanente /

ATENÇÃO à entrevista que Mário Mesquita dá ao Público de hoje sobre o lançamento do seu novo livro -- O Quarto Equívoco -- no Fórum FNAC, no Chiado, em Lisboa: "O que acontece muitas vezes é que o público identifica os seis mil jornalistas com a imagem de algumas dezenas de vedetas, televisivas em regra, e que por vezes nem são jornalistas, no sentido de terem uma carteira profissional e de obedecerem aos requisitos exigíveis como definição da profissão."
António Granado, 11:42 / Link permanente /

OS Blogs do Sapo já estão a funcionar.
António Granado, 00:10 / Link permanente /

O INSTITUTO de Ciências Políticas de Paris abriu as suas portas ao Jornalismo. O Libération analisa esta decisão revolucionária. [Noto que se trata da décima-segunda licenciatura em Jornalismo em França. Em Portugal, nos idos de 1997, Mário Mesquita e Cristina Ponte contavam já 27, entre ensino público e privado...]
António Granado, 00:08 / Link permanente /

GENEVA Overholser, colunista do Poynter Institute e ex-provedora dos leitores do The Washington Post, põe o dedo na ferida sobre a recente nomeação de Daniel Okrent como provedor dos leitores do The New York Times: "Okrent commonly spends a good chunk of the year on Cape Cod and has said he'll probably be in the office one or two days a week. Yet he stresses that he'll be representing the reader. (...) my experience as ombudsman (at The Washington Post) is that responding with anything approaching what readers want is more than a full-time job for one person. If the Times hopes its current method of dealing with readers who want to call in will suffice to back up Okrent, I have an experience to offer."
António Granado, 00:07 / Link permanente /

UM INTERESSANTE artigo na Science desta semana chama a atenção para o facto de as referências feitas em artigos científicos para textos na Internet terem já desaparecido passado alguns meses, o que causa uma perda irremediável de informação: "Internet references accounted for 2.6% of all references (672/25548) and in articles 27 months old, 13% of Internet references were inactive. Publishers, librarians, and readers need to reassess policies, archiving systems, and other resources for addressing Internet reference attrition to prevent further information loss." [dica de E-Media Tidbits]
António Granado, 00:06 / Link permanente /

A CIMEIRA Mundial sobre a Sociedade da Informação, que acontecerá em Genebra no próximo mês de Dezembro, terá um weblog oficial, escrito em árabe e inglês por dez jornalistas profissionais. A estória no The Guardian de ontem: Big blogger.
António Granado, 00:06 / Link permanente /

UMA MULHER acusou o basquetebolista Kobe Bryant de a ter violado. Um jornal publicou a foto da acusadora. Kelly McBride, do Poynter Institute, diz-nos o que fazer em casos semelhantes: "Don't do it. Don't follow the Globe. And tell your readers and viewers and listeners why you won't follow suit. Use this as an opportunity to stand for the principles of a noble profession rather than racing your competitors to the depths of an anything-goes-as-long-as-it-sells contest."
António Granado, 00:05 / Link permanente /

UM VELHO jornalista do Chicago Tribune escreve o seu texto de despedida: "Most journalists would do this seductive work for nothing (a fact not lost on publishers, who tend to pay accordingly). What we do for a living is find the most interesting events of the day and go look at them, or the most interesting people and go talk to them. Each day blooms unpredictably, with nothing sure other than it will be amusing or enlightening, usually both." [dica de Romenesko]
António Granado, 00:04 / Link permanente /

LEMBRAM-SE de aqui ter falado no primeiro beijo homossexual da televisão britânica [ver Ponto Media de 25 de Setembro de 2003]? A Independent Television Commission do Reino Unido rejeitou agora todas as queixas sobre esse episódio de Coronation Street...
António Granado, 00:03 / Link permanente /

EU NÃO disse que a série sobre os Reagan ainda ia dar alguma polémica? Até já há um site para boicotar a CBS...
António Granado, 00:02 / Link permanente /

O JORNAL The Independent em formato tablóide está a alastrar para o resto do Reino Unido...
António Granado, 00:01 / Link permanente /

A CAMPANHA de Arnold Schwarzenegger vai ser transformada em filme pornográfico.
António Granado, 00:00 / Link permanente /

CHAMA-SE Public e acabou de ser lançada em França. É uma revista cor-de-rosa cujo lançamento, segundo o jornal Le Monde, vem provar a vitalidade deste tipo de publicações...
António Granado, 00:00 / Link permanente /

Segunda-feira, Novembro 03, 2003

O "SITE" dos blogs do Sapo está lá, mas ainda não funciona: Blogs.sapo.pt.
António Granado, 17:44 / Link permanente /

DIZ O Pedro Fonseca no Computadores que Sapo entra hoje nos blogues. O texto é também o relato do que se passou no Encontro Informal de Blogues no passado dia 30, na Sociedade de Geografia, em Lisboa.
António Granado, 09:34 / Link permanente /

A NÃO PERDER é o texto do José Carlos Abrantes, no Público de ontem, sobre o acesso às imagens de televisão em Portugal: "Em minha opinião deveria existir um local único, devidamente equipado, que permitisse a qualquer cidadão ver os telejornais da SIC, da TVI da RTP, dos canais de cabo - ou de outros canais que vierem a ser criados - de modo gratuito ou através de pagamento reduzido (com o livro, paga-se apenas uma pequena quantia anual para ter cartão de leitor na Biblioteca Nacional). Ora, presentemente, essa consulta simultânea não é possível. Quem desejar ter uma visão comparativa da informação que se produz no país terá que viver de amizades que eventualmente tenha nos diferentes canais de televisão ou do investimento pessoal nos gravadores de vídeo. Ora, os cidadãos que pagam impostos devem ter contrapartidas desse esforço contributivo."
António Granado, 00:09 / Link permanente /

E JÁ AGORA, o texto de Augusto M. Seabra -- "Early Morning", com Pacheco Pereira: "O 'Flash-back' acabou? Deve ser a única nota positiva na preocupante reestruturação da TSF. Mas logo Pacheco se indignou! Pronto, vai reaparecer na SIC Notícias, e estou certo que voltaremos a ler, no PÚBLICO nomeadamente, 'ontem no 'Flash-back' Pacheco Pereira...', mais a coluna neste jornal, mais o espaço aos domingos na SIC, mais o Abrupto, mais os ecos. É isto exemplo da democraticidade do espaço público? Pacheco Pereira tornou-se actor e sintoma maior de um atrofiamento. Não faltariam mais exemplos e também aqui longe de mim excluir-me de um sistema de que comparticipo. Mas é inquietante a formatação da opinião no espaço público em Portugal. Pelo menos considerá-la, é um desafio dos media - e a esses não há exterior na vitalidade de uma sociedade democrática."
António Granado, 00:08 / Link permanente /

AS ÚLTIMAS ficções sobre o jornalismo não abonam a favor da profissão, diz Frank Rich no The New York Times de ontem: "Pity, though not too deeply, the American press. Once the wisecracking truth seekers of 'The Front Page' and the brave gumshoes of 'All the President's Men,' the fourth estate has fallen into such cultural disfavor that it risks being renamed the fifth estate, if not the sixth. Hollywood no longer depicts reporters in ruthless pursuit of criminals, high and low. Now they are the criminals."
António Granado, 00:07 / Link permanente /

PLÁGIO num jornal americano? O final da estória é sempre igual: "An Oct. 28 sports story, 'James Gang' sells tickets for opponents,' contained a substantial amount of information that was taken from another source without permission or attribution. (...) Lewandowski, who has been a well-regarded member of our newsroom team, has left the newspaper." [dica de Romenesko]
António Granado, 00:06 / Link permanente /

SERÃO os pivôs de televisão uma espécie em vias de extinção? "The television news anchor is an endangered species. Even now, staff cutbacks generated by economic pressures are gutting a local station's ability to gather the news, which places even more emphasis on the personalities delivering it. The more that happens, the more an increasingly Postmodern audience departs, and the cycle just continues. Meanwhile, people are turning to other sources to have their information needs met, and technology is responding to the demand. Eventually, anchors will be reading to smaller and smaller audiences, until they're swallowed up by an entirely different landscape." [dica de Lost Remote]
António Granado, 00:05 / Link permanente /

A TRANSCRIÇÃO completa do debate com Robert Ménard, secretário-geral da organização Repórteres sem Fronteiras, está disponível no site do Le Monde.
António Granado, 00:04 / Link permanente /

DO TRABALHO La face cachée du journalisme do Nouvel Observateur desta semana, destaco o texto Les dix secrets des journalistes: "I. Sont-ils puissants? II. Cachent-ils ce qu’ils savent? III. Sont-ils les amis des puissants? IV. Sont-ils aux ordres des actionnaires de leur média? V. Qui les paie? VI. Sont-ils manipulés? VII. Sont-ils compétents? VIII. Ont-ils les moyens d’enquêter? IX. Sont-ils moutonniers? X. Sont-ils intouchables?" [dica de Jornalimo e Comunicação]
António Granado, 00:03 / Link permanente /

UM DOS artigos mais citados dos últimos dias na blogosfera terá sido este do The New York Times, que fala de uma possível fusão entre a Microsoft e a Google: Microsoft and Google: Partners or Rivals?
António Granado, 00:02 / Link permanente /

A BBC e a FOX preparam uma série sobre um ataque terrorista em Londres.
António Granado, 00:01 / Link permanente /

Ponto Media

Antonio/Male/36-40. Lives in Portugal/Lisboa/Benfica. Speaks Portuguese, English and French.

Weblog sobre media em português. Com ligações para artigos interessantes e para estórias de jornalismo e jornalistas. De segunda a sexta.

O que são weblogs?

Arquivo (2001)
Arquivo (2002)
Arquivo (2003)

 

Media na Internet

Quando é que os media portugueses entraram na Internet? Quais as datas mais importantes da sua presença na Web? Enquanto ninguém escreve a história desta aventura, aqui fica uma contribuição...

 

Outros weblogs

Vale a pena visitar estes weblogs sobre media.

Atrium
Blogouve-se
ContraFactos&Argumentos
Conversas de Café
Cyberjournalist.net
eCuaderno
E-Media Tidbits
Fim do Jornalismo?
First Draft
Intermezzo
I Want Media
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
JornalismoPortoNet
Língua de Trapo
Living Can Kill You
Lost Remote
Media e Jornalismo
mediaTIC
New Media Musings
NewsDesigner.com
Onlinejournalism.com
PressThink
Romenesko
thescoop.org
TV Barn
The Weblog - Guardian

 

Weblogs

Quer saber mais sobre weblogs e as suas ligações com o jornalismo. J.D.Lasica mantém uma página com diversos "links" para artigos e "sites" sobre este tema.

 

Pesquisa

Um dos "sites" com mais novidades sobre pesquisa na Internet é o weblog do bibliotecário Gary Price - The ResourceShelf.

 

Credibilidade

Avaliar a credibilidade de um "site" nem sempre é tarefa fácil. Uma visita ao The Virtual Chase pode dar uma ajuda sobre os passos a seguir quando queremos perceber a qualidade da informação que nos é fornecida.

 

Popularidade

Quer conhecer a popularidade de um "site" em comparação a outros semelhantes? Quer saber a popularidade do seu próprio "site"? Então visite o Marketleap Visibility.


Powered by Blogger Pro™ Blogarama